sexta-feira, 14 de março de 2014

Tutorial Programação Android


Que Sistema Operacional posso usar ?
De acordo com o site do Android http://developer.android.com/sdk/requirements.html os sistemas operacionais suportados pela plataforma são: Windows XP (32-bit), Vista (32 ou 64-bit), ou Windows 7 (32 ou 64-bit), Mac OS X 10.5.8 ou superior (somente x86) e Linux.
Neste tutorial, focaremos apenas no sistema operacional Windows que será utilizado para instalarmos as ferramentas e executarmos um projeto de exemplo.
Quais as ferramentas necessárias ?
Para começarmos a desenvolver aplicações para o sistema Android precisaremos de algumas ferramentas. Vamos começar com o básico:
Eclipse IDE
Versão 3.6 (Codinome Helios) ou superior. É a plataforma de desenvolvimento para a criação de aplicativos Android oficial. Baixe uma versão do Eclipse, que pode ser encontrada no site http://www.eclipse.org/downloads/. Deve ser baixado algum dos seguintes pacotes, onde o mais recomentado é o Eclipse Classic:
  • Eclipse IDE for Java Developers
  • Eclipse Classic
Eclipse IDE for Java EE Developers
JDK 5 ou 6
É importante verificar se já o possui instalado em sua máquina. Pode ser encontrado no site da Oracle http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
Android Development Tools Plugin (ADT)
Este é o plugin para o Eclipse que vai nos fornecer um conjunto de ferramentas que darão acesso a vários recursos para facilitar nosso desenvolvimento. Após baixar o pacote com o Eclipse e de tê-lo descompactado, execute-o. A seguinte tela deverá aparecer da primeira vez que fizer isto:
Defina uma pasta onde ficará seu ambiente de trabalho e confirme.
Dentro do Eclipse, selecione Help > Install New Software…, clique em Add no canto superior direito e adicione a seguinte URL que conterá a última versão do ADT Plugin:
https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Selecione o ADT, leia e aceite os acordos de licença e então instale-o.
Android SDK
Entre no site do Android http://developer.android.com/sdk/index.html e faça o download da última versão do SDK.
Descompacte o zip em uma pasta no seu ambiente de trabalho. Depois vá até o Eclipse, clique em Window > PreferencesVá em Android e no campo SDK Location coloque a localização do seu SDK.
Agora chegou o momento de baixar as versões da plataforma Android em que se deseja trabalhar. Escolheremos apenas a plataforma 2.3.3, que nos servirá como exemplo. Selecione também o Samples for SDK quem contém os projetos de exemplo para aquela plataforma e utilizaremos como demonstração a seguir.
Após finalizarmos a parte de configuração das ferramentas, será executado um projeto de exemplo para testar o ambiente. Criaremos um projeto a partir de um dos exemplos baixados junto com a plataforma SDK.
Vá em File > New > Project… e selecione Android Projectclique em Next e então selecione a opção Create project from existing sample.
Selecione o Build Target correspondente à plataforma 2.3.3.
Escolha um dos projetos exemplos. Aqui escolheremos o Snake para relembrar os tempos daqueles celulares antigos.
Para rodar a aplicação de exemplo é necessário criar um novo AVD (Android Virtual Device) que vai ser um emulador com uma versão específica do sistema Android e funcionará semelhante a um dispositivo real. Se preferir, existe a possibilidade de conectar um aparelho para realizar os testes, o emulador é uma forma mais acessível para realizar essa tarefa.
Abra o Android Virtual Device Manager e crie um novo emulador.
No Target selecione a opção Android 2.3.3 – API Level 10, marque o Snapshot para que o estado do emulador possa ser salvo e assim da próxima vez que abrir o emulador não precise reiniciar o sistema novamente. No Built-in foi selecionada a opção HVGA que corresponde a um tamanho de tela normal.
Agora é só ir ao projeto recém adicionado e clicar com o botão direito do mouse na raiz e irem Run As > Android Application. Como foi criado anteriormente um AVD para a vesão 2.3.3 a IDE se encarregará de iniciar o emulador e instalar o pacote do projeto. Se tudo ocorrer bem você verá uma tela com a aplicação de teste mostrada na figura abaixo.
Ficou curioso para conhecer mais detalhes? Tem muita informação no próprio site do Android http://developer.android.com/index.html

Fonte: mobiltec

Nenhum comentário:

Postar um comentário